quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mais estrutura para o combate a Aids


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fez ontem (20), pela manhã, a entrega de um monitor de microcomputador, uma CPU, um estabilizador, impressora, máquina digital e uma escrivaninha, à Associação de Doadores Voluntários de Sangue do Amapá, que coordena o Fórum das Organizações Não Governamentais, entidade que trabalha na prevenção da Aids no Estado. Em cumprimento a portaria 2.313 de 19 de dezembro de 2002, do Ministério da Saúde, que libera os recursos do Plano de Ações e Metas (Pam). De acordo o secretário de Saúde do Município, Emmanuel Bentes, todo o ano é feito o repasse de R$ 10 mil ao Fórum, através de equipamentos para o melhoramento das atividades e ações dessas instituições.
A coordenadora do Fórum, Socorro Madureira, explica que a entidade já existe há três anos no município, e a atual coordenação funciona na av. Mendonça Júnior, 268, Centro. Ela garantiu que prefere receber o recurso do Plano de Ações e Metas (Pam), através dos aparelhos, já que o Fórum utilizava equipamentos emprestados das organizações. “Além de agilizar os trabalhos, a aquisição dessas ferramentas é um incentivo a continuar nossas ativiaddes”, acrescenta.
Entre as ong´s que fazem parte do Fórum estão, Grupo das Tildes do Amapá, a Associação das Parteiras Tia Cecília, que fica em Santana, a Associação de Mulheres Profissionais do Sexo, a Associação de Mulheres Soro-positivas, e outras.

Atendimento nos postosEmannul Bentes comentou sobre a situação dos postos de saúde do município que tiveram a demanda alterada devido a reforma do Pronto Atendimento Infantil. Segundo ele, ainda não houve acordo com o Estado, mas os atendimentos continuam. “Além do aumento na demanda, aumentou o consumo de medicamentos, estamos preocupados, mas ainda estamos em negociação com a Secretaria de Saúde Estadual”, comenta.


Flávia Fontes



(Matéria publicada em 21/05/08 no Jornal A Gazeta)

Nenhum comentário: