sexta-feira, 17 de julho de 2009

EDUCAÇÃO ALIMENTAR



O risco das dietas milagrosas


“Perca peso em um mês!” Esta e outras promessas fazem parte de algumas dietas “milagrosas” que são divulgadas em sites, revistas e até mesmo em conversas de amigas. Mas cuidado. Tais dietas nem sempre são verdadeiras e ainda prejudicam a saúde. Quem adverte é a nutricionista, mestre em biotecnologia, Elaine da Silva Santos.


CONHECIMENTO DE CAUSA


Com experiência no assunto a Relações Públicas, Grace Kelly Lacerda, de 24 anos, conta o que sofreu por seguir algumas dietas sem orientação de um especialista. “Como eu fazia balé, há uns três anos, eu exigia muito de mim no que diz respeito ao peso. Eu queria me superar, então eu achava que se eu fosse magra eu seria melhor como bailarina. Fiz as mais diversas dietas, uma delas eu vi na TV em um programa de variedades. Eu deixei de comer doces, açaí, carnes, depois a coisa piorou, pois eu já quase não me alimentava mais e de repente me vi anorexica”, relembra a jovem.

Como resultado de uma anorexia e posteriormente bulimia, Grace passou a ter fragilidade na saúde e, mesmo após uma reeducação alimentar séria, até hoje sofre as conseqüências destas dietas. “Sofria desmaios, tonturas, dores de cabeça e adquiri uma hipoglicemia permanente, que é o baixo nível de açúcar no sangue. Fui ao médico que me encaminhou a um especialista onde recebi várias recomendações alimentares. No entanto, até hoje meu organismo sofre por conta da minha antiga vida alimentar”, lamenta.

PALAVRA DE NUTRICIONISTA

Elaine da Silva Santos, que também é professora do Curso de Nutrição da Faculdade Seama, explica que para qualquer dieta nutricional é indispensável a orientação de um nutricionista. “Levando em consideração a condição clínica do indivíduo, seu estado nutricional e seus hábitos alimentares. Não se deve aproveitar a dieta de outra pessoa, reforçando que a dieta deve ser individualizada, pois depende das condições fisiológicas do indivíduo”, explica a nutricionista.

Por outro lado, ao fazer uso destas dietas “milagrosas”, as pessoas perdem nutrientes indispensáveis para saúde. “A subnutrição causa anemia, e várias ocorrências como perda de cabelo, pele seca, unha quebradiça. Estes são sinais visíveis que a alimentação não está sendo adequada. A reeducação alimentar deve ser orientada por um nutricionista por ele é o profissional capacidade para avaliar o paciente e indicar uma alimentação, não apenas pelo valor nutricional, mas de acordo com a realidade sócio-econômica do indivíduo”, conclui a nutricionista.

3 comentários:

Alcinéa Cavalcante disse...

Essas "dietas milagrosas" emplacam mesmo no verão. Muita gente querendo perder os quilinhos a mais para desfilar nas praias e piscinas sem se dar conta do mal que pode estar causando a própria saúde.
Bom final de semana pra você.

Cris disse...

Eu passei mal com a dieta da proteína. Tive que ir ao nutricionista

Boa informação!

Jornalismo de Saia disse...

De acordo com a nutricionista entrevistada, estas dietas podem ocasionar sérios problemas e até irreversíveis à saúde de quem as faz...

Agradeço a contribuição de vocês!