Procon divulgará empresas que mais desagradaram o consumidor amapaense
Flávia Fontes
Para divulgar a lista de empresas mais reclamadas no Estado, amanhã, quinta-feira, (11), a partir das 10h, no Centro Integrado de Operações de Defesa Social, (CIODES), o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP), dará uma coletiva. Na ocasião a diretora do Instituto divulgará o Cadastro de Reclamações Fundamentadas registradas pelos consumidores no Procon estadual.
A divulgação do Cadastro é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor, e estará sendo realizada simultaneamente em mais de 21 Estados, graças ao ingresso do Procon no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), sistema que integra Procons de todo o país e reúne em rede as suas bases de dados.
O que é o Cadastro de Reclamações Fundamentadas?
É a reunião das Reclamações que, após análise do órgão de defesa do consumidor, deve ser registrada e divulgada aos consumidores, conforme previsto no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor e art. 58, II do Decreto 2.181/97.
Para que serve o Cadastro?
Para dar ampla publicidade a toda a sociedade sobre o comportamento e a conduta dos fornecedores nacionais, as informações nele contidas poderão auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço. Ou seja, ele poderá comparar as empresas que não figuram no cadastro em relação àquelas que figuram. Poderá também analisar das empresas que estão no cadastro quais as que atendem aos consumidores e quais não atendem.
(Fonte: ASCOM/PROCON)
Nenhum comentário:
Postar um comentário