terça-feira, 24 de junho de 2008

Educação em debate


Qualidade do ensino nas universidades é discutida


Flávia Fontes

Ontem (23), pela manhã, no auditório da Universidade Estadual do Amapá, a Secretaria de Educação do Estado, juntamente com representantes das Universidades Federal e Estadual, fizeram uma mesa redonda com o objetivo de discutir problemáticas sobre a educação básica dos alunos que ingressam nas universidades. De acordo com chefe da divisão do processo seletivo da UEAP, Cláudio Sena, a discussão visa informar a sociedade acadêmica sobre essas dificuldades. “Estamos divulgando alguns dados do vestibular e também fazer uma análise conjuntural, inclusive a respeito do ensino básico e ensino médio”. Informou ainda que a maior preocupação hoje seja com a qualidade desse aluno que ingressa numa instituição de ensino superior.


Seleção prévia
“Preocupamos-nos com o estudante que vem para nossa universidade. Por isso estamos organizando o processo seletivo que selecionem os melhores alunos vindos realmente da escola pública. Para que estes alunos ao entrarem em nossos cursos não sintam tanta dificuldade”, explicou. Cláudio Sena reconhece que o ensino médio está em um patamar muito aquém da necessidade. Mas isso não é uma realidade só no Amapá é um problema nacional, admite. “Então existem muitas deficiências. E o que buscamos é exatamente achar meios de estar colaborando com a redução dessa dificuldade”, esclareceu. Atualmente existem mais de 900 alunos matriculados na Universidade Estadual do Amapá. Ano que vem este número deve ir para 1.300 alunos. “Existe a possibilidade de criação de novos cursos. Só nesses dois anos elevou o número de alunos no ensino superior. A Universidade Estadual do Amapá é hoje uma das instituições que mais atendem alunos portadores de necessidades especiais no país”, informou.



(Publicada em 24.06.08 no Jornal A Gazeta)

Um comentário:

Anônimo disse...

Flávia,querida...vc deixou um copo de açúcar (da melhor qualidade) no meu blog ontem, e agora eu retribuo com mais uma visita, desta vez especialmente para agradecer seu incentivo. Abs!

Dulcivânia